Humildade

Lava pés- um exemplo prático

ESPIRITUALIDADE

4/28/20253 min read

Humildade – exemplo prático

Na época em que Jesus habitou na terra como homem, as pessoas andavam muito a pé, em ruas cheias de poeira e terra, usavam sandálias abertas feitas de tiras de couro, por consequência sujavam muito os pés. Por isso, mesmo que eles tomassem banho para ir a festas ou banquetes, tinham o costume de lavar os pés quando chegassem. E esse serviço era feito pelo empregado da casa, o menor empregado. E se não tivesse empregado ou escravos na casa, era feito pelo menor do grupo, ou seja, aquele que tinha menor prestígio. Era um serviço desvalorizado, desdenhado na sociedade daquela época.

Em João 13:1-17, nos mostra que Jesus mesmo sendo Senhor se prostrou aos pés dos seus discípulos para lavá-lo e enxuga-los. Ao fazer isso Ele quebrou esse protocolo da sociedade e mostrou que o amor dele vai além de regras criadas por homens, por necessidade de se sentir superior ao outro, com hierarquias de classes sociais e financeiras, Ele quebrou expectativas de todos os seus discípulos naquele ato de amor.

Vamos analisar alguns pontos importantes dessa passagem bíblica:

1- Identidade (13:3): uma vez que você sabe sua identidade, não é o servir ao próximo que fará você menor ou menos importante.

2- Humildade (13:4): ao tirar sua capa e por a toalha na cintura, Jesus mostrou a humildade, mostrou que se não somos capazes de ser humildes como Ele foi, precisamos quebrar o orgulho e a vaidade.

3- Aceitar (13:6-9): o servir revela o coração de quem faz e de quem recebe, aqui vemos Pedro sem entender no início o que o Senhor estava fazendo e podemos concluir o comportamento de Judas também. Pedro retrucou, pois reconhecia o Senhoril de Jesus, já Judas apenas aceitou e quem sabe, até gostando de ver Jesus naquela posição, mas Ele- Jesus- já sabia da traição que estava por vir, e mesmo assim lavou os pés de Judas.

Aceitar ser cuidado, para algumas pessoas, também precisa da quebra de orgulho, precisa retirar a capa de super poder, a máscara de forte, precisa aceitar que nem sempre somos fortes, pelo contrário, existe dias que somos como bebês precisando de colo e cuidados, e tudo bem.

4- Exemplo (13:14-15): Jesus deixou o exemplo prático de servir. Esse ato revela o coração de Deus em nós, a compaixão pelo outro, o amor, revela o quanto temos de Cristo, o quanto temos diminuído nosso caráter humano para que o dele se revele por meio das nossas vidas. O servir é escolha que devemos fazer diariamente, mesmo que muitas vezes contra nossa vontade ou sentimentos, fazer por obediência e amor a Deus.

Servir não é só na igreja, nos ministérios, nos palcos. Servir também é quando você aconselha bem alguém que está precisando, quando alimenta alguém com fome, quando veste, quando cuida de alguma forma, quando oferta um pouco do seu tempo apenas para escutar alguém precisando desabafar...existem inúmeras formas de servir.

Jesus se importa?

Jesus naquele lava pés não se importou com a quantidade de sujeiras que iria encontrar nos pés dos discípulos, da mesma forma, Ele não se importa com as sujeiras do mundo que estão em nossos pés. Ele tem todo o poder para lavar e retirar de “uma vez por todas”, não importa qual seja, Ele cura, Ele limpa, Ele apaga, Ele perdoa, Ele renova nossas forças, nosso ânimo. Ele é Deus, Ele pode todas as coisas. Nós que temos que confiar nele plenamente e aceitar que Ele nos limpe de tudo aquilo que não provém Dele. Devemos quebrar nosso orgulho, vergonha, medo e aceitar os cuidados Dele.

Lembre-se de uma frase bem clichê, mas verdadeira: Deus é amor. Ele não vai recusar cuidar de você e dos seus. Permita-se ser cuidado (a) por aquele que tem todo poder nas mãos.

Deus abençoe, hoje e sempre.

Leia também https://www.oceueleve.com.br/coragem-e-fe

Link para comprar sua Bíblia Interativa Estude, Medite e Anote: Modelo Graça - King James Capa dura, de forma segura clique no botão:

Observe as sandálias