O porquê das justificativas da vida
CRESCIMENTO PESSOAL
4/7/20252 min read


Você não precisa justificar sobre nada da sua vida a NINGUÉM!
Não precisa justificar o não ou sim que você dar. Não precisa justificar suas mudanças: de vida, decisões, rotinas, compras, financeiro, comportamento, atitudes- nem mudanças internas ou externas.Não precisa justificar a recusa de um convite, o porquê não quer tal coisa.
Vamos refletir...
Todas as vezes que precisamos justificar nossas atitudes, os seus "nãos", as mudanças ou até mesmo coisas básicas do dia-a-dia, isso pode estar escondendo uma necessidade interna (não consciente) de aprovação e aceitação de pessoas a nossa volta.
E isso nos coloca em um cárcere, em que nunca vamos nos sentir bem, confortável para se colocar como prioridade, para tomar uma decisão e seguir sem ficar olhando para os lados, para trás e sem pensar no que os outros vão achar.
As frases (não conscientes) que sobressaem são: mas o que os outros vão pensar? Mas e se me julgarem? Mas e se interpretarem mal essa decisão, essa atitude que eu faço? Mas e se isso ou aquilo?
MAS E SE??? E SE???...
Olha só...tudo aquilo que o outro pensa e acha sobre nós, não é de responsabilidade nossa. É de responsabilidade dessa pessoa, é um problema dessa pessoa. Pois ao fazerem isso, estão depositando uma expectativa em cima da nossa vida, projetos, decisões que é dela. E não deveriam fazer isso. Em relacionamentos saudáveis as pessoas querem o bem do outro, ajuda o outro, apoia o outro e não colocam as expectativas, frustrações, visão sobre o outro. Cada um cuida da sua vida.
O que vem do outro, sobre nós, é problema dele.
E o que é problema nosso?
É quando permitimos que essa expectativa, essa opinião afete as nossas decisões, a forma de viver, tira o sossego, impõe dúvidas que antes não tinha.
Então faça essa autoavaliação. O quanto essa necessidade de justificativa, validação, aprovação, tem travado você, colocando você dentro de uma cárcere do qual você não consegue sair. Quem dá justificativa é a criança. Lá na infância, dávamos justificativas para os nossos pais sobre tudo. Agora somos adultos, não precisamos ser assim.
Muitas vezes as pessoas nem querem saber nossas justificativas, mas já virou hábito falar. É de forma não intencional. E se ela for o tipo que pergunta tudo, só vai nós aprisionar -nos achismos dela- se deixarmos.
Pense a respeito. Você tem se justificado muito para os outros? Quem são essas pessoas pra você, importância delas na sua vida? O que espera de respostas delas? Para que está falando os porquês da sua vida pros outros? O que aconteceu na infância que hoje busca aprovação e validação dos outros? Como foi sua relação com os pais/cuidadores, eles validavam seus sentimentos, suas decisões, eram presentes?
Deus os abençoe, hoje e sempre.
Eu não poderia deixar de indicar esses livros maravilhosos da Joyce Meyer, que me ajudou e tem ajudado a identificar e libertar dessa prisão.
Um complementa o outro.
Garanto que não irão se arrepender!
O Céu é Leve!
Dicas e inspirações para sua jornada pessoal e espiritual.
Quando a alma encontra leveza o céu se aproxima de nós.
Espiritualidade
Motivação, Fé, amor, paz, harmonia...uma conversa sincera.
oceueleve@gmail.com
© 2025. All rights reserved.