Pets e saúde mental

Os Benefícios de ter pet no processo depressivo e ansioso.

CRESCIMENTO PESSOAL

4/10/20252 min read

Com o intuito de enfatizar o Abril laranja, destinado a conscientizar a população contra maus tratos a animais, vamos falar a respeito dos benefícios que os pets trazem ao tratamento da pessoa com depressão e ansiedade.

Depressão e ansiedade são doenças mentais distintas, porém pode ocorrer de um mesmo indivíduo desenvolver as duas concomitantemente. Quero deixar claro, que a presença do animalzinho não substitui o tratamento médico e psicológico, é necessário seguir todo tratamento indicado a cada caso.

Já é algo provado pela ciência e por profissionais da saúde mental, que os pets - cachorrinhos, gatos, hamsters e até de peixes- favorecem a recuperação e melhora significativa dos sintomas depressivos e/ou ansiosos e os previne também!

Como a relação entre os animais de estimação e humanos proporciona benefícios a saúde mental?

Vamos lá... ao ter um cachorro, por exemplo, ele demonstra afeto através do olhar, das carinhas sorridentes, do rabinho abanando...essa interação é sentida pela pessoa e o corpo começa a produzir hormônios como serotonina e dopamina, que contribuem para a sensação de bem estar, calma e relaxamento. Outra coisa, o cachorro tem necessidade de fazer atividade física, isso induz o tutor a fazer uma atividade física (caminhada, por exemplo) e ter interação social (ainda que não converse com ninguém, só fato de sair de casa já contribui positivamente) . Veja um belo exemplo de melhora da depressão após adotação de um "doguinho".

Os gatinhos não poderiam deixar de ser descritos aqui, pois são especiais nesse processo. A produção de bons hormônios , também ocorrem quando acariciamos aqueles pelos macios, quando escutamos eles miarem com dengo, quando estão ronronando, quando estão brincando. Ao contrário do que muitos relatam, os gatinhos são muito carinhos sim.

Vamos ver algumas diferença entre eles? os felinos são mais independentes, mais higiênicos (usam a caixa de areia), os pelos não tem cheio forte , comem pouco, castração mais barata... Os cães são mais comunicativos, tem mais energia, são protetores, precisam de mais espaço e atenção, são mais fáceis de adestrar, são muito amorosos...Enfim, ter pet é maravilhoso!

O conjunto de fatores como os tratamentos médicos e psicológico, aliado a adoção de pet irá com certeza melhorar sua saúde mental. Tenho uma dupla de gatos e uma dupla de cachorrinhas, ou seja, experiência com ambos, os 4 são SRD (sem raça definida-vulgo vira-lata), resgatados da rua, posso afirmar que melhorei muito após a chegada deles.

Deixo aqui um pedido, se você quiser um pet, dê preferencia pela adoção, dê um chance ao amor de "caramelo". Deixe a compra somente em último caso e avalie a procedência, verifique se há maus-tratos por trás desta venda.

Deus abençoe, hoje e sempre.