QUE MÃE CHATA!

O que é ser mãe chata?

CRESCIMENTO PESSOAL

4/4/20252 min read

O que é ser mãe chata?

Por muitas vezes, meu filho me chama de chata. Por coincidência, um educador citou sobre isso durante um podcast que assisti. Isso me levou a refletir sobre o assunto...

A mãe é chata quando cobra escovar os dentes? A mãe é chata quando manda tomar banho? Quando apaga uma atividade escolar para fazer corretamente? Quando manda desligar o celular? Quando manda ir dormir porque já está passando da hora? Quando fala e cobra uma melhor alimentação? Entre outras um milhão de situações???

Isso é ser mãe chata? Ou é educar o indivíduo que está em processo de crescimento como ser humano? Pensando sobre isso hoje, ao escutar -que mãe chata! vou receber como um elogio, como um trabalho sendo bem feito. Estou tentando, fazendo o meu melhor como mãe. Até porque, ser mãe não é só cobrança, como citado acima. É também muito amor diariamente, carinho, palavras, atitudes (como fazer um almoço gostoso), é dormir abraçadinho, dar remédio e aconchego quando tá dodói, é cuidar, dar segurança, é brincar, é uma infinidade de coisas, mas que juntos nos tornam boas mães. As melhores que podemos ser, dia após dia.

Ah, já ia esquecendo de citar algo importante!

A autocobrança (é a pressão que uma pessoa coloca sobre si mesma para atingir objetivos ou cumprir tarefas. Pode ser uma fonte de motivação, mas quando excessiva, pode causar estresse, ansiedade e prejudicar a saúde mental) e culpa que nós mães sentimos naqueles dias em que não estamos tão bem, que exageramos no castigo, na briga, em um grito. Esse dia também é normal. E tudo bem ter exceções. Somos seres humanos, cheias de defeitos, traumas, medos, inseguranças.

Há dias que não estamos bem e não estaremos seguras, com muita paciência para aquele serzinho que muitas vezes parece testar nossa paciência, não é mesmo?. Quando o excesso ocorrer, se acalme, perceba o que aconteceu, reconheça seu erro, peça desculpa ao seu filho(a), explique o que sentiu naquele momento, mas que fique claro o erro e o pedido de desculpa. E tudo bem, isso acontece, isso é normal.

Vamos seguindo, buscando informações e crescimento como ser humano, como mulher, como mãe, como mulheres maravilhosas que somos.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre.